- Área: 140 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Triệu Chiến
-
Fabricantes: -, Dong Nai, Nghe an, Xingfa Aluminium
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensamos sempre no conceito de projeto como se a "Arquitetura fosse uma ponte", uma conexão entre as pessoas, entre arquitetura e natureza, o presente e o passado. Combinando isso com as demandas básicas de uma família de duas gerações, surgiu a Casa V1
A casa está localizada na antiga área residencial da cidade de Vinh, na província de Nghe An, no Vietnã. O bairro está cercado por uma urbanização de edifícios horizontais. A casa está orientada para o sul e de frente para a Hong Montain, recebendo diretamente os ventos predominantes que partem da montanha em direção ao rio Lam, que se encontra na parte posterior do terreno. Além disso, a praça principal da cidade está localizada a uma distância de dois quilômetros, aonde acontecem festividades comemorativas todos os anos.
A planície onde está implantada a casa é inundada a cada estação chuvosa, por isso o primeiro pavimento está nivelado acima da cota de acesso. A estrutura espacial foi organizada de acordo com o estilo das áreas comuns das tradicionais casas vietnamitas, de modo a criar uma sensação de familiaridade para os usuários, bem como maximizar a eficiência da área útil.
Para nós, cada pavimento funciona como um jardim independente, alternando entre pequenos espaços abertos e espaços internos. Isso permite uma continuidade horizontal do espaço em cada pavimento e cria um efeito desejado de ambiguidade, de modo que os usuários, ao entrar na casa, sentem-se como se estivessem saindo dela e vice-versa. Este é um sentimento nostálgico que se têm dos tradicionais espaços abertos dos pátios, tão comuns nas casas vietnamitas de campo ou nas casas cercadas de árvores.
A casa é moderna, mas também familiar com a vida anterior de seus moradores. Os pequenos jardins permitem uma efetiva iluminação natural dos espaços interiores, conectando os espaços verticalmente, minimizando as limitações da área reduzida do terreno. A casa se desenvolve em quatro pavimentos para explorar as vistas a partir dos pontos mais altos. A frente da casa da para o sul, conseqüentemente, está completamente aberta para a brisa fresca. Devido a via estreita à frente da casa, os pavimentos se sobrepõe permitindo um maior alcance das vistas a partir dos pavimentos mais altos.
De acordo com o conceito oriental do feng shui, o norte da casa se volta para um espaço irregular, o que não é desejado, então o jardim foi pensado para configurar este espaço de outra forma, isso permitiu que todo o espaço funcional tivesse uma frente agradável para os fundos. A vista é muito agradável, privada, silenciosa e relaxante, evitando os ventos frios no inverno.
A vida na Casa V1 é divertida, como uma família do campo que cuida da terra, fazendo a colheita após o horário de expediente, e eles o fazem de modo alegre. Isso faz com que as pessoas se aproximem uma das outras. "Quando chegamos, eles nos disseram que haviam colhido vegetais para seus vizinhos ... e seus vizinhos aprendem a partir disso.